Nos últimos seis meses, tive a oportunidade de mergulhar no mundo têxtil, com a minha primeira experiência na ATB – Acabamentos Têxteis de Barcelos. Sendo uma das principais tinturarias do setor têxtil nacional, lida constantemente com os desafios associados à cor das malhas, o que me permitiu compreender de perto as complexidades desta indústria.
Durante este período, pude acompanhar de forma detalhada todas as etapas do processo de tingimento, tanto em jet como em cold pad batch, e entender os acabamentos subsequentes, analisando as variações de cor que frequentemente surgem. Este conhecimento foi essencial para que eu pudesse identificar pontos de melhoria nos processos e propor soluções inovadoras.
Com base numa análise minuciosa dos processos de produção e das operações realizadas entre os acabamentos e a expedição, desenvolvi propostas para otimizar a aprovação da cor na malha acabada. O meu foco foi criar processos de controlo de qualidade mais eficazes, que garantissem que a malha estivesse em conformidade com os cadernos de encargos de cada cliente, antes de ser expedida. A dinâmica da indústria, aliada a uma relação de confiança com o cliente, resulta frequentemente na entrega de malha sem que a análise do produto final tenha sido totalmente concluída.
O objetivo é que todas as malhas sejam enviadas com os testes de laboratório e com a aprovação final da cor. O ato de aprovar a cor pode ter uma componente objetiva e numérica (leitura por colorimetria), mas também é pautada pela subjetividade inerente à intervenção humana na sua avaliação, sendo esta a que os nossos clientes mais valorizam. Neste ponto a relação com os nossos clientes é muito importante e com “bom senso” resolvem-se muitas diferenças e desafios diários.
Contudo, é sabido que erros podem ocorrer na produção e, nestes casos, é crucial que as não conformidades sejam identificadas e resolvidas antes da expedição, bloqueando a entrega da malha acabada ao cliente. Caso não seja possível, a comunicação transparente com o cliente será fundamental para alinhar expectativas em relação ao produto final.
Este projeto representa um importante passo na melhoria contínua da gestão do processo de tingimento na ATB. Estou confiante de que as ações que foram implementadas, assim como as que estão planeadas, contribuirão significativamente para a redução das devoluções e para o aumento da satisfação do cliente.”
LEONOR PEIXOTO
Mestre em Engenharia Biológica/de Biossistemas pela Universidade do Minho
Trainee – ATB
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
_GRECAPTCHA | 5 meses e 27 dias | Esta cookie é definida pela Google. Além de certos cookies padrão do Google, o reCAPTCHA define uma cookie necessária (_GRECAPTCHA) quando este é executado com a finalidade de fornecer sua análise de risco. |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 1 ano | Esta cookie é usada para armazenar o consentimento do utilizador para os cookies na categoria "Análise". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 1 ano | Esta cookie é usada para armazenar o consentimento do utilizador para os cookies na categoria "Necessárias". |
CookieLawInfoConsent | 1 ano | Esta cookie é usada para armazenar a vontade de consentimento do utilizador do uso de cookies. Ela não armazena nenhum dado pessoal. |
viewed_cookie_policy | 1 ano | Esta cookie é usada para armazenar o valor que indica se o visitante visualizou, ou não a política de privacidade deste site. Ela não armazena nenhum dado pessoal. |
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
_ga | 2 anos | Esta cookie é instalada pelo Google Analytics. A cookie é utilizada para identificar o visitante, a sessão, os dados da campanha e controlar o uso do site para o relatório de análise de tráfego. As cookies armazenam informações anonimamente e atribuem um número gerado aleatoriamente para identificar visitantes de forma singular. |
_gat_gtag_UA_133934226_3 | 1 minuto | Esta cookie é definida pelo Google Analytics e é usada para distinguir os visitantes. |
_gid | 1 dia | Esta cookie é instalada pelo Google Analytics. A cookie é usada para armazenar informações de como os visitantes usam o site e ajuda na criação de um relatório sobre o tráfego do site. Os dados adquiridos incluem o número de visitantes, a sua origem e as páginas visitadas de forma anónima. |