Gracinda Silva: “O principal objetivo é continuar o estudo e aumentar a eficiência no processo de bobinagem na Inovafil”

No seu terceiro semestre na Academia do Têxtil, a nossa trainee Gracinda Silva dá continuidade ao projeto iniciado anteriormente na Inovafil, focado na otimização do processo de bobinagem. Após uma análise detalhada de dados e identificação de pontos críticos, o objetivo agora é implementar medidas que aumentem a eficiência produtiva. Paralelamente, Gracinda está envolvida em atividades de melhoria contínua na produção e a aprofundar os seus conhecimentos no processo de fiação têxtil, fundamentais para compreender toda a cadeia produtiva.

O novo desafio que me foi dado foca-se num projeto que estava a ser realizado anteriormente, sendo assim a continuação deste. O principal objetivo é continuar o estudo e aumentar a eficiência no processo de bobinagem na Inovafil.

Através do trabalho realizado anteriormente, foi possível concluir a análise de dados e visualização dos tempos de paragem e de produção, bem como identificar os pontos cruciais que podiam ser melhorados e, ainda, encontrar algumas soluções para as paragens de produção não planeadas, traduzindo-se numa maior rentabilidade produtiva das máquinas e aumento de eficiência.

Assim sendo, o principal objetivo neste semestre foca-se na continuação da recolha de análise de dados e, a partir das conclusões tiradas anteriormente, implementar e criar algumas medidas e avaliar os resultados.

Em paralelo, estou a realizar várias atividades de melhoria continua na produção, de maneira a aperfeiçoar o funcionamento da produção em pequenos pontos, aumentando assim a eficiência ao longo do processo, sendo uma mais-valia para a produção.

Por fim, estou a adquirir vários conhecimentos no processo de fiação têxtil, o que é de grande importância, uma vez que este é o ponto de partida do processo e uma das principais etapas em toda a cadeia e, consequentemente, é possível compreender algumas questões em processos posteriores à fiação.  Desta forma, esta experiência está a revelar-se extremamente enriquecedora, ampliando os meus conhecimentos e competências no setor, para além de poder observar toda a inovação e diversidade de fibras têxteis e toda a parte técnica associada ao desenvolvimento destas.”

GRACINDA SILVA
Mestre em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho
Trainee – Inovafil

LinkedIn