Gracinda Silva: “Criar uma interface para integrar todas as informações técnicas de um artigo foi um desafio enriquecedor”

Durante o último semestre, a trainee Gracinda Silva integrou a TMG Textiles, onde desenvolveu um projeto ligado ao setor automóvel. O seu desafio foi criar uma interface que reunisse todas as informações técnicas de um artigo, facilitando o acesso aos dados e otimizando o processo de desenvolvimento. Além do conhecimento técnico na área da tricotagem, esta experiência permitiu-lhe aprender com profissionais experientes e desenvolver soft skills essenciais para o futuro, como a comunicação assertiva e a análise de dados. A Academia do Têxtil continua a ser um pilar fundamental no seu crescimento profissional.

Ao fim de um semestre, esta experiência mostrou-se muito enriquecedora e completa, e foi para mim possível aprofundar o conhecimento técnico e de inovação de malhas, para além de ampliar ainda mais o meu conhecimento na área têxtil.

O meu projeto passou por criar uma interface ligada ao ramo automóvel, capaz de integrar todas as informações técnicas de um artigo, de modo a facilitar o acesso à informação, interpolação da mesma, redução nos riscos de desenvolvimento e eficiência de tempo na tomada de decisões, uma vez que reúne o máximo de informação existente sobre cada artigo.

Aprofundei a minha experiência na área de tricotagem e aprendi mais conceitos técnicos, adquirindo ainda know-how de colaboradores mais experientes, tanto na forma como tomam decisões, como na maneira de resolver problemas práticos que surgem ao longo de um dia de trabalho.

Foi possível, de igual modo, desenvolver várias soft skills que me auxiliarão no futuro, tais como comunicação assertiva, interajuda de toda a equipa, recolha e análise de dados e insights dados durante todo o processo, que permitiram o sucesso do meu projeto.

Desta forma, e em modo de conclusão, a Academia do Têxtil tem se mostrado uma mais-valia no meu percurso profissional e no meu futuro, uma vez que me permite adquirir experiência têxtil e conhecimento técnico, bem como trabalhar e aprender com pessoas diretamente ligadas à indústria.”

 

GRACINDA SILVA
Mestre em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho
Trainee – TMG Textiles

LinkedIn