Alice Monteiro: “Fui acolhida por uma equipa de profissionais experientes, tecnicamente muito competentes e genuinamente empenhados na inovação e na melhoria contínua dos processos”

No seu primeiro semestre na AcTex, a Alice Monteiro integrou a equipa da ATB, onde desenvolveu um estudo aprofundado sobre as remontas no processo de tingimento e assumiu funções no controlo de qualidade da cor em malha acabada. Uma experiência marcada pela aprendizagem técnica, pelo contacto direto com a realidade industrial e por um forte compromisso com a sustentabilidade e a melhoria contínua.

Durante o meu estágio na ATB – Acabamentos Têxteis de Barcelos, desenvolvi um trabalho aprofundado sobre as remontas no processo de tingimento, analisando as suas causas, frequência e impactos. As remontas representam um consumo extraordinário de recursos e tempo, com consequências negativas diretas nos custos de produção, na produtividade, na qualidade do produto e na pegada ambiental do processo. O estudo deste problema está alinhado com o forte compromisso da empresa com a qualidade e a satisfação do cliente, refletido na constante procura por otimização do seu modus operandi. Neste sentido, procurei contribuir para uma maior consciencialização interna e sugerir estratégias preventivas, centradas na melhoria da reprodutibilidade entre laboratório e produção, no estudo de variáveis críticas para a cor, e na formação contínua dos operadores.

Paralelamente, desempenhei a função de responsável pelo controlo de qualidade da cor em malha acabada, colaborando ativamente na identificação, comunicação e resolução de inconformidades. Estas atividades são essenciais para garantir a satisfação do cliente e a fiabilidade do produto final, contribuindo diretamente para o posicionamento da empresa como parceira de confiança no setor têxtil.

De forma transversal, acredito que a minha contribuição passou também pela promoção de práticas mais sustentáveis, pelo incentivo à organização e sistematização de processos, e pelo reforço da comunicação e colaboração entre os diferentes departamentos, com o objetivo de melhorar o desempenho global da empresa. Em retorno, levo comigo um enorme crescimento pessoal e profissional. Fui acolhida por uma equipa de profissionais experientes, tecnicamente muito competentes e genuinamente empenhados na inovação e na melhoria contínua dos processos. Esta experiência tem sido profundamente enriquecedora, proporcionando-me uma visão realista, mas inspiradora, do setor têxtil, e reforçando o meu compromisso em contribuir para uma indústria mais eficiente, colaborativa e sustentável.”


ALICE MONTEIRO
Mestre em Engenharia Química e Biológica pela Universidade do Minho
Trainee – ATB

LinkedIn