Alice Monteiro: “Esta partilha de saberes tem contribuído significativamente para o meu desenvolvimento enquanto jovem profissional”

No seu primeiro semestre na Academia do Têxtil, a nossa trainee Alice Monteiro abraça um projeto desafiante na ATB: melhorar o controlo da cor no processo de tingimento. Com um foco claro na sustentabilidade e na eficiência produtiva, o seu trabalho cruza análise crítica, dados de qualidade e conhecimento prático partilhado por profissionais experientes. Uma experiência que marca o início da sua jornada profissional no setor têxtil com impacto real e propósito bem definido.

Durante o meu estágio na ATB – Acabamentos Têxteis de Barcelos, ao abrigo da Academia do Têxtil, tenho vindo a desenvolver um projeto centrado na melhoria do controlo da cor no processo de tingimento, com o objetivo de reduzir devoluções e reprocessamentos por inconformidade cromática. Estes reprocessamentos representam não só custos acrescidos para a empresa, mas também implicam um consumo extraordinário de recursos (água, energia, químicos) e um impacto ambiental significativo. O foco principal do projeto tem sido identificar as variáveis críticas que afetam a reprodutibilidade da cor, bem como recolher e analisar dados de qualidade, com vista à implementação de medidas de otimização e padronização do processo. 

A nível pessoal e profissional, esta experiência tem sido extremamente enriquecedora. Apesar do pouco tempo decorrido, tenho tido a oportunidade de aplicar conhecimentos académicos num contexto industrial real e dinâmico, e compreender em primeira mão os desafios e especificidades do setor têxtil. A integração na equipa tem sido muito positiva, permitindo-me não só desenvolver competências técnicas e de análise crítica, mas também aprender diretamente com profissionais altamente experientes, cujo conhecimento prático e visão sobre o processo têm sido fundamentais para o meu crescimento.

Esta partilha de saberes tem contribuído significativamente para o meu desenvolvimento enquanto jovem profissional e acredito que este projeto trará benefícios significativos para a ATB, nomeadamente ao nível da eficiência produtiva, sustentabilidade e melhoria da satisfação do cliente.”

ALICE MONTEIRO
Mestre em Engenharia Química e Biológica pela Universidade do Minho
Trainee – ATB

LinkedIn